- Área: 1646 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:David Romero-Uzeda
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se estende ao lado da linha férrea, na pequena aldeia de Venarey-Les Laumes, na Borgonha. O edifício, designado como um centro de excelência rural, contém um número de diferentes iniciativas, incluindo um posto de turismo, uma sala de conferências e cultura, uma creche, e áreas para as pessoas mais velhas. Nossa tarefa era trazer todas estas iniciativas em conjunto numa única unidade dinâmica. O volume superior parece flutuar sobre um embasamento quase transparente.
Os balanços acentuam a dissociação das várias dobras, cada dobra produz uma face que capta a luz produzida pela orientação do edifício. A pele opaca levemente perfurada é dividida em uma série de triângulos - algumas são foscas, enquanto outras são brilhantes -, quebrando assim a estrutura dos volumes básicos.
O edifício tem muitas vezes uma aparência diferente em distintos momentos do dia. A creche está localizada no andar superior, enquanto as outras iniciativas estão no térreo. Um pátio amarelo brilhante continua a linha das áreas usadas pelo berçário, tendo como objetivo o proteger do incômodo considerável causado pelos trens em alta velocidade de mercadorias e passageiros que passam aqui. As características transparentes do piso térreo são dispostas de tal maneira que a relação com a linha-férrea é constante e percebida como um evento dinâmico. Os volumes do projeto expressam a sua forte identidade na paisagem; ele permanece como um marco da ambiciosa determinação política.